Um sonho, um caminho, uma missão

Idioma: Português | Espanhol

“Em noite tão ditosa, E num segredo em que ninguém me via, Nem eu olhava coisa, Sem outra luz nem guia Além da que no coração me ardia. Essa luz me guiava, Com mais clareza que a do meio-dia Aonde me esperava Quem eu bem conhecia, Em sítio onde ninguém aparecia. Oh! noite que me guiaste, Oh! noite mais amável que a alvorada Oh! noite que juntaste Amado com amada, Amada já no Amado transformada!” — São João da Cruz.

Assim São João da Cruz, poeta espanhol e místico cristão, nestes três versos de sua Noite Escura da Alma, descreve o estado de aridez do espírito em que se encontrarão algum dia muitos daqueles que buscam a evolução de si. Uma noite escura, um caminho árduo, um deserto em vida, mas também uma porta que se abre para o renascimento da sensibilidade, do ser superior, como uma flor que brota no deserto.

Trilhar o caminho do autoconhecimento é também percorrer um deserto. Para além das pequenas conquistas e satisfações que a caminhada nos traz, há também a dor de descobrir antigas feridas, de olhar para o espelho da alma e encontrarmos-nos frente a frente com nossas sombras, com nosso ser inferior. O resultado: dor, desilusão, tristeza, medo. Assim descrevem muitos daqueles que percorreram esse caminho. Conhecer a si não é uma viagem suave rumo ao interior, é antes quebrar a golpes a carapaça dura que nos protege do contato verdadeiro com as emoções, abrir-nos para encontrar nossas fraturas, e desde esse lugar poder caminhar rumo à cura verdadeira. É o que nos lembra o poeta, palhaço e gestalt-terapeuta Alain Vigneau, quando diz: “Bem aventurados os fraturados porque deixam passar a luz”. A luz que clareia nosso ser, ilumina nossos cantos mais escuros e nos permite assim atravessar essa noite escura rumo a dias mais claros, quando redescobrimos o amor, a compaixão por nós mesmos, nossa redenção diante da grandeza da vida.

O projeto Clareia — Psicoterapia Integral nasce, assim, como fruto dessa travessia pelo deserto, uma história de renascimento e do desabrochar do desejo de acompanhar a outros tantos que se encontram em estado angústia e sofrimento, em busca de ajuda, bem como para aqueles que, em bem-estar, querem aprofundar em seu autoconhecimento como forma de viver mais livres, em plenitude de ser, conectando-se e fortalecendo a dimensão espiritual de suas vidas.

Além de nossa própria caminhada, temos como fonte inspiradora a Gestalt Viva de Claudio Naranjo, a Core Energetics de John Pierrakos, a Psicoterapia Corporal e a visão familiar sistêmica. Todas peças enriquecedoras em nosso trabalho pessoal e que agora colocamos em ação a serviço de nosso trabalho terapêutico.

Além dos atendimentos em psicoterapia individual, também oferecemos terapia de casais, terapia familiar, grupos terapêuticos e oficinas para autoconhecimento. Nossa abordagem é, acima de tudo, experencial e viva, pautada sempre no aqui e agora, no dar-se conta do momento presente, centrada no cliente e apoiada em uma total confiança na sabedoria inata que todo organismo possui para a autorealização, tal qual a árvore que naturalmente direciona suas raízes para a água. Assim, atuamos facilitando a liberação dos bloqueios que impedem o fluir natural do sujeito à sua plenitude e satisfação pessoal.

Se você se sente conectado a este propósito, se busca apoio em uma fase difícil ou ouve o chamado para um aprofundamento do autoconhecimento e a realização plena, podemos estar ao seu lado nessa caminhada!

Quem Somos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *